A Câmara Municipal do Porto considerando a importância do Centro Histórico do Porto, sítio classificado pela UNESCO como património mundial da humanidade, pretende sensibilizar a população escolar e comunidade local da cidade para a importância e responsabilidade desta classificação.

O projeto tem como objetivo sensibilizar os jovens para o património em geral e para o Porto Património Mundial, bem como para a necessidade da sua conservação, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades em sala de aula, no centro histórico e diversos espaços pertença da CMP.

O meu PORTO é Património Mundial" tem como objetivo principal realçar, através de uma abordagem interdisciplinar, a importância da classificação atribuída pela UNESCO ao Centro Histórico do Porto como bem único e insubstituível e sensibilizar, as crianças para a salvaguarda do Património e o conhecimento dos bens culturais e naturais de valor universal, inscritos na lista do património mundial da UNESCO, em particular o centro histórico do Porto.

 

Neste contexto, são desenvolvidas atividades dentro e fora da escola para promover a consciência sobre a responsabilidade individual e coletiva na preservação do património da cidade e criar hábitos de participação e fruição de experiências criativas.

 

O projeto, já reconhecido pela UNESCO como uma boa prática no âmbito das dinâmicas educativas e formativas, é promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto em parceria com o Pelouro da Educação, Organização e Planeamento através do Departamento Municipal de Educação e com a Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana.

 

O projeto é constituído por quatro sessões (duas em sala de aula e duas no exterior) com carácter contínuo (preferencialmente com um intervalo não superior a duas semanas entre cada sessão):

  1.  Realização de uma apresentação e em contexto de sala de aula por técnicos da CM Porto sobre o tema, com o objetivo de, em contexto de sala de aula, ajudar a compreender o significado, valor e diferentes tipos de património e dar a conhecer o conceito de Património Mundial.
  2. Visita guiada ao centro histórico do Porto;
  3. Visualização de filmes do Patrimonito (mascote da UNESCO para o património) e sua exploração em contexto de sala de aula que visam consciencializar para a diversidade do património mundial e para a necessidade da sua preservação.
  4. Sessão de expressão plástica que visa explorar detalhes do Porto Património Mundial.
  5. Realização no final do ano letivo de uma exposição coletiva dos trabalhos feitos pelos alunos de todas as turmas das diferentes escolas envolvidas no projeto.

 

Objetivos:

  • Conceber e desenvolver projetos concretos com impacto direto na realidade escolar e social;
  • ­Sensibilizar através de uma abordagem interdisciplinar as crianças para a salvaguarda do Património;
  • ­Promover o conhecimento dos bens culturais e naturais de valor universal inscritos na lista do património mundial da UNESCO, em particular o centro histórico do Porto;
  • ­Fomentar atitudes de cidadania que, de forma direta ou indireta, contribuem para a salvaguarda e para o respeito pelo património.

 

Destinatários:

  • ­Alunos do 2º CEB

 

Back to top