13ª Edição - Projeto Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia. Tema de 2015/2016 -A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor. Título do Projeto do AE Fontes Pereira de Melo: A pedalada científico-cultural  dos eletrões turistas.

 

13ª Edição - Projeto Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia.

Tema de 2015/2016 -A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor.

Título do Projeto do AE Fontes Pereira de Melo: A pedalada científico-cultural  dos eletrões turistas.
Projeto selecionado, pelo Júri Regional, para a Fase de Desenvolvimento  ( atribuição de uma verba de 500€)
Nº de turmas envolvidas:7

 

Resumo do projeto:
Construir uma plataforma fixa que permita praticar exercício físico usando pedaleiras acopladas a um eixo que transmite a rotação a geradores e produzem corrente elétrica. A corrente elétrica é usada diretamente para o funcionamento da plataforma e ainda para:

  • Recarregar baterias dos dispositivos portáteis dos utilizadores/comunidade;
  • Alimentar um painel que simula a produção de eletricidade em três tipos de centrais: -Hidroelétrica;  Eólica e Termoelétrica;
  • Alimentar painéis interativos: 1-Percurso virtual, visitando alguns dos pontos de interesse turístico; 2-Jogos de perícia individuais e coletivos que permitem treinar a destreza dos utilizadores em percursos a realizar com objetos/bolas ultrapassando diferentes barreiras.

 

Introdução/Objetivos

  • O projeto pretende aliar o desporto à ciência tecnologia e cultura, promovendo a integração dos  alunos/formandos numa equipa multidisciplinar onde possam aprimorar a cooperação em trabalho de grupo e  desenvolver um espírito crítico e empreendedor, incorporando de forma positiva a heterogeneidade e complementaridade de indivíduos e talentos.
  • Aos elementos da comunidade escolar pretende permitir uma ocupação lúdica, saudável e estimulante do ponto de vista do conhecimento científico das transformações energéticas e da aplicabilidade dos conhecimentos científicos no desenvolvimento de tecnologias ao serviço da comunidade. Levando também a mesma comunidade a reconhecer a importância do património local e promovê-lo de forma adequada à importância de que se reveste, enquadrando-o na região e no país, potenciando consequentemente a sustentabilidade do destino turístico numa perspetiva integradora.

 

Professores envolvidos:
Sidónio Geraldes - 510(Coordenador); Castro Freitas - 530; Coelho Freitas - 530; Benedita Corte-Real - 540; Alexandre Sargento -997  ; Nuno Cunha-997 ; Acácio Guimarães-997 ; Ana Barroso - 550; Marta Vilares -997.


Back to top