O agrupamento de escolas Fontes Pereira de Melo integrou o projeto este ano, tendo assinado o protocolo de cooperação a 25 de novembro. O Projeto Escolas Piloto de Alemão tem o alto patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e é uma iniciativa desenvolvida em parceria com diversas entidades.

O agrupamento de escolas Fontes Pereira de Melo integrou o projeto este ano, tendo assinado o protocolo de cooperação a 25 de novembro. O Projeto Escolas Piloto de Alemão tem o alto patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e é uma iniciativa desenvolvida em parceria com diversas entidades, nomeadamente o Goethe-Institut Portugal (Instituto Alemão), a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a qual permite a inclusão da língua alemã nos cursos vocacionais e profissionais.

 

Para além do apoio em termos de apetrechamento dos centros de recursos com materiais pedagógicos e didáticos, o Goethe-Institut Portugal, juntamente com as entidades signatárias do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico da iniciativa PEPA e desenvolve atividades múltiplas extracurriculares ligadas à língua alemã, tais como, a formação contínua de professores e alunos, o jornal escolar “DigitaleKlicke”, o festival de teatro escolar “Alemão em Cena” e o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha, entre outras.

 

Os objetivos gerais do projeto são o fomento do interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e cultura alemãs, a promoção e a divulgação de boas práticas ao nível do ensino do Alemão como língua estrangeira, bem como a contribuição para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e dos alunos. No âmbito deste projeto, está prevista a atribuição de uma bolsa de estudo e prémios aos melhores alunos de alemão, a realização de exames de certificação de conhecimentos de alemão no final de cada ano letivo, os quais são aplicados por professores do Goethe-Institut que se deslocam à escola para esse efeito, e ainda a participação no festival de teatro escolar “Alemão
em Cena”.

Back to top