O Porto de Crianças é um projeto de coadjuvação curricular da Câmara Municipal do Porto que promove o enriquecimento da oferta educativa formal e é dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e dos jardins de infância de escolas públicas.
Neste participam vários parceiros educativos especialistas em diferentes áreas artísticas e científicas: universidades, museus, instituições ligadas ao teatro, à ciência, à música, à dança, ao cinema, ao património e à atividade lúdica.

O programa O Porto a ler, incorpora desde 2014 no seu portfólio um novo projeto de incentivo à leitura e escrita, com o qual são chamadas a participar, cada escola com o seu dia específico, todas as bibliotecas escolares de todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da cidade do Porto. A Rota dos Livros pretende percorrer todas as escolas ao longo de 18 meses letivos, um dia/mês por escola, o que corresponderá mais ou menos a dois anos de “Rota dos Livros”.

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerirem mais fruta diariamente, uma vez que este consumo encontra-se atualmente abaixo do desejável.

Justiça para Tod@s" é um Projeto de promoção é dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito.
Desenrola-se através de ações de sensibilização, divulgação, workshops e jogos de simulação de um caso em Tribunal, dirigidas a jovens, entre os 12 e os 25 anos.
Procura-se dar particular atenção a grupos desfavorecidos, grupos de risco e grupos sujeitos a discriminação (designadamente jovens com medidas tutelares educativas, imigrantes, etnias minoritárias, reclusos, ex-reclusos, jovens em risco).

LITERACIA 3D é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.

Temos a plena consciência que os desafios, que as questões ambientais nos colocam hoje, requerem alterações profundas na nossa visão e funcionamento, quer da sociedade em geral, quer das Escolas e dos Agrupamentos em particular. Sabemos que, para uma educação com sentido, é necessário caminharmos no sentido de um equilíbrio com a natureza. É em contexto escolar, que se dotam as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à preservação do meio ambiente, contribuindo para a Sustentabilidade do Planeta Terra.

Visualize aqui os projetos desenvolvidos.

 

 

13ª Edição - Projeto Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia. Tema de 2015/2016 -A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor. Título do Projeto do AE Fontes Pereira de Melo: A pedalada científico-cultural  dos eletrões turistas.

O Programa Porto de Futuro é pioneiro e inédito no País e surge como resposta à necessidade de uma maior participação da sociedade civil na vida das escolas, reconhecendo o papel fundamental da Educação no desenvolvimento sustentado de uma sociedade mais competitiva e dinâmica.

O agrupamento de escolas Fontes Pereira de Melo integrou o projeto este ano, tendo assinado o protocolo de cooperação a 25 de novembro. O Projeto Escolas Piloto de Alemão tem o alto patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e é uma iniciativa desenvolvida em parceria com diversas entidades.

Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

No dia 9/10, realizou-se um workshop dirigido a professores sobre a utilização do programa Stellarium. No dia 23 de Janeiro, no âmbito do Projeto Open Diiscovery Skies, a Escola Fontes Pereira de Melo no Porto recebeu a visita do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia e promoveu um dia repleto de atividades em Astronomia.

O meu PORTO é Património Mundial" tem como objetivo principal realçar a importância da classificação atribuída pela UNESCO ao Centro Histórico do Porto como bem único e insubstituível.

Back to top