logos financiamento

“El Día de Muertos” é a tradição mais importante da cultura mexicana. A celebração é mais significativa no dia dois de novembro e ocorre no México; países da América Central;

e também em muitas comunidades dos Estados Unidos. A sua origem encontra explicação na união cultural dos povos, uma vez que apresenta vestígios culturais Indígenas e Espanhóis.

A UNESCO declarou esta celebração como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Acredita-se que as almas dos seres queridos que partiram regressam do além, no dia 2, por isso, prepara-se a sua receção. Algumas pessoas até contratam grupos musicais para que interpretem as canções preferidas dos defuntos.

Os Mexicanos encaram a morte de una maneira muito peculiar, utilizando o humor para a caricaturar. Exemplo dessa caricatura é a “Catrina”, uma caveira vestida de formas diferentes.

Na Escola Maria Lamas, a turma do 7.ºCM, com a colaboração dos trabalhos (caveiras desenhadas e coloridas) dos alunos de Espanhol do 7.ºAM e 8.ºAM, planificaram, projetaram e realizaram um altar do “Día de los Muertos”, dedicado à personagem dos Looney Tunes, Speedy Gonzalez, no (CRE) Centro de Recursos Educativos (ver fotos). Os alunos e a professora Cátia Valéria agradecem a ajuda da professora Rosário Damas e da assistente operacional do CRE.

Na Escola Fontes Pereira de Melo, o altar, dedicado à artista plástica Frida Kahlo, foi projetado e elaborado pela turma do 10.º C, com a colaboração dos trabalhos (caveiras desenhadas e coloridas) dos alunos do 7.ºC e dos alunos de Espanhol das turmas do Ensino Profissional do 1.º, 2.º e 3.º anos (ver fotos). Os alunos e as professoras Raquel Pinho e Manuela Nunes agradecem o apoio dos assistentes operacionais da receção/entrada.

Os elementos/materiais usados nos altares têm o seguinte significado:

- As caveiras doces levam escrito na frente o nome do defunto (ou de pessoas vivas, em forma de partida);
- O pão de morto é um pão doce enfeitado com formas de ossos, feitas com a mesma massa de pão; enfeita-se com açúcar;
- As flores. No período de 1 a 2 de novembro, as famílias costumam limpar e decorar os túmulos com coloridas coroas de flores. A flor de cempasúchil (Crisântemos) é símbolo do esplendor do sol;
- Retrato: A foto do defunto sugere que a alma visitará os familiares na noite de 2 de novembro;
- Papel picado: é uma arte mexicana artesanal que se elabora com papel da China recortado.
- Incenso: limpa e purifica as energias de um lugar;
- Copo de Água: serve para que o espírito sacie a sua sede depois da viajem que fez desde o “mundo dos mortos”;
- Comidas e bebidas: colocam-se as bebidas e alimentos favoritos dos falecidos.


Os alunos de Espanhol do AEFPM (Escolas Maria Lamas e Fontes Pereira de Melo)

Back to top