No dia 26 de novembro de 2018, realizou-se a apresentação de mais um livro da coleção Seguros e Cidadania, intitulado “Armadilha digital”, da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, na Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo, em parceria com a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

No passado dia 4 de dezembro, na Escola Básica da Caramila, a equipa pedagógica decidiu viver este dia de uma forma diferente.
Assim, desafiamos todos os alunos a participarem na realização de algumas Dinâmicas Expressivas de grupo, nas quais acabariam por ter a perceção de que afinal não se conhecem tão bem assim…

O Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público abrangendo as seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental.

Mais uma vez, alunos do 2º ciclo da EB2/3 de Maria Lamas participaram no Projeto Histórias d Ajudaris ´18
Tema: A Natureza.

A história enviada, da autoria do 6ºAM, “O Pequeno Pinheirinho“  foi selecionada pelo júri e vai ser publicada.

Integrado no âmbito da formação dos alunos do P1Pd1 e P2PD2, os professores responsáveis convidaram Aurora Cunha e o Professor Inácio Anjos, para um colóquio subordinado ao tema “A importância e impacto da motivação nos atletas em contexto de treino e competição”, no dia 13 de junho de 2018, pelas 15horas no Auditório do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo.

O projeto “DIS-CODE” centra-se na formação dos professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário. O objetivo é a utilização da programação e da codificação nas aulas para aumentar a motivação dos alunos. No âmbito desta formação, a Universidade Portucalense, em parceria com o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, levou, em outubro, duas professoras de Matemática a Bruxelas para formação. O projeto é coordenado pela Fundação Politécnico de Milão.

No passado dia 20 de março comemorou-se o Dia Internacional da Felicidade.

Um grupo de professores da Escola Maria Lamas, convencido de que a Felicidade de quem convive diariamente na Escola merece muito mais do que um dia, decidiu transformar o Dia da Felicidade em Semana da Felicidade e programou uma série de atividades destinadas a promover momentos de bem estar ligados ao ambiente escolar.

No passado dia 23 de março, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, nas várias modalidades de ensino, da Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo e da Escola Básica Maria Lamas, votaram nas ideias apresentadas, no âmbito do “Orçamento Participativo das Escolas”, pelos seus colegas.

Back to top