logos financiamento

Nos dias 20 e 21 de março, nós, os alunos de Espanhol do Agrupamento Fontes Pereira de Melo, recebemos, com muita alegria e simpatia, cinco “professores estrangeiros” (alunos internacionais da UP), no âmbito do projeto “Aulas Sem Fronteiras”, uma iniciativa promovida pela Universidade e pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do programa Porto de Futuro.


Os “professores estrangeiros”, vindos do México, Brasil, República Dominicana e Itália, deram aulas na língua de Cervantes, apresentando os seus países/cidades e conversando connosco sobre as suas vivências e experiências na cidade do Porto.


Tivemos a oportunidade de alargar a nossa cosmovisão e saber o que os estrangeiros pensam da cidade onde vivemos/estudamos, ficando bastante surpreendidos pelas respostas, por exemplo, quando disseram que se sentem extremamente seguros, que a rede de transportes urbana e de ligações nacionais é muito organizada (“até há horários disponíveis”, disseram); mas sobretudo quando afirmaram convictamente que “há pouca gente por aqui” (aí ficamos perplexos, mas depois compreendemos). Foi uma oportunidade muito especial para todos os envolvidos, facilitadora da construção de pontes, conexões e sobretudo muito engrandecedora do ponto de vista da motivação para a aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras, neste caso, da língua espanhola, segunda língua mais falada no mundo, depois do Mandarim.


Agradecemos a oportunidade enriquecedora à nossa professora de Espanhol, Cátia Valéria, aos “professores estrangeiros” que prometeram voltar no terceiro período; ao Agrupamento e aos promotores do Projeto.


Sabemos que nem todas as turmas foram selecionadas, por isso, não nos importamos de lhes proporcionar (no sentido de ceder) uma aula como a que tivemos, caso os “professores estrangeiros” voltem, mas… queremos mais! Deixamos uma amostra das nossas aulas através de duas fotos em que alguns, mais tímidos, não quiseram aparecer.
Agradecidos,


os alunos de Espanhol das turmas P1AC1, P1PS1, P1DP1, P1EI1, P1MA1, P1ET1, P3EI1 e P3ET1 e do Clube de Espanhol.

Back to top