O projeto “DIS-CODE” centra-se na formação dos professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário. O objetivo é a utilização da programação e da codificação nas aulas para aumentar a motivação dos alunos. No âmbito desta formação, a Universidade Portucalense, em parceria com o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, levou, em outubro, duas professoras de Matemática a Bruxelas para formação. O projeto é coordenado pela Fundação Politécnico de Milão.

O projeto foi implementado em 3 turmas do 8º ano e em 2 turmas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo. Consistiu em três módulos diferentes: Melhoria das Competências Digitais, Competências Numéricas e Conceitos Básico de Programação de Computadores.

Os alunos aprenderam a utilizar uma plataforma em nuvem, como suporte de experiências de aprendizagem colaborativa.


Com base no conceito do método da sala de aula invertida, os alunos do 9º ano, foram convidados a criar as ferramentas para o jogo MathScrabble e a compreender as suas regras para o poderem jogar. Ao respeitar essas regras, os alunos foram orientados na manipulação de expressões algébricas e, assim, desenvolver as competências necessárias. No 8º ano, os alunos foram convidados a construir em casa um puzzle, que os levasse a realizar uma demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras.

No último módulo, os alunos exploraram o ambiente Scratch e, em seguida, experimentaram para descobrir a funcionalidade das caraterísticas mais básicas e os blocos Scratch. De seguida foram convidados a criar a sua própria aplicação.

Os alunos revelaram interesse e empenho nas tarefas propostas.

 

Back to top