Mediação de Conflitos

A mediação de conflitos pode ser uma ferramenta importantíssima para uma comunidade escolar que se quer dirigida ao desenvolvimento integral das pessoas numa cultura de paz. Assume um objetivo eminentemente educativo e preventivo, potenciador do conhecimento de si e do outro, das emoções e dos sentimentos, e de hábitos de convivência como o respeito, a tolerância, a justiça e a solidariedade, que ocupam um lugar central na Sociedade, na Família e na Escola. É uma oportunidade para o diálogo e o encontro interpessoal, que pode contribuir para a melhoria dos relacionamentos e para a procura satisfatória de acordos em conflitos.


O agrupamento implementou, um Projeto “Mediação de conflitos em contexto escolar: Por uma convivência cidadã”, dinamizado pelo Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto (IMULP) e patrocinado pela Câmara Municipal do Porto - Divisão Municipal de Educação.


No âmbito deste projeto o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo possui dois Gabinetes de Mediação de Conflitos abertos à comunidade escolar, um na Escola Básica e Secundária Maria Lamas e outro na Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo. Os Gabinete de Mediação de Conflitos contam com professores e alunos mediadores cuja ação se centra na promoção do diálogo, na ajuda em encontrar soluções, na motivação para a colaboração e na promoção de um acordo satisfatório para ambas as partes, assegurando-se sempre o respeito entre todos.


Para este ano letivo estão previstas atividades para toda a comunidade educativa, nomeadamente formações para alunos, pessoal docente, pessoal não docente e Encarregados de Educação, bem como a colaboração, em duas manhãs por semana, de uma mediadora certificada.