Visita de estudo ao Arouca Geopark

No dia 18 de novembro, as turmas do 10ºA e 11ºA participaram numa visita de estudo ao Arouca Geopark, no âmbito da disciplina de Biologia-Geologia, organizada pelas professoras Anabela Esteves e Sandra Ferraz. Estas, bem como as alunas do núcleo de estágio de Biologia-Geologia, acompanharam e orientaram os alunos. O itinerário escolhido  “Freita: A Serra Encantada” contemplou os geossítios G5-Contato Litológico da Mizarela, G6-Frecha da Mizarela, G4-Marmitas de Gigante do Caima, G7-Pedras Parideiras e G8-Campo de Dobras da Castanheira.


Foi realizado o enquadramento regional e a caracterização litológica, que, em termos gerais, apresenta essencialmente rochas metamórficas e magmáticas e, feita uma breve referência à fauna e à flora da região. Durante a visita, os alunos puderam realizar diversas atividades práticas, como a observação e identificação de diferentes tipos de rochas e formações geológicas, a recolha de amostras para análise posterior, e a participação em discussões guiadas sobre a importância da geoconservação. Além disso, tiveram a oportunidade de explorar a fauna e flora locais, aprendendo sobre as espécies nativas e os ecossistemas da região.


Ao percorrer os geossítios, os alunos descobriram uma nova forma de encarar a ciência, a cultura e o turismo, uma vez que o Geopark promove a geoconservação, a geoeducação e o geoturismo. 


Os mesmos destacaram a oportunidade de aprender fora da sala de aula como um dos aspetos mais positivos da visita, permitindo-lhes ver e tocar nas formações geológicas que estudam nos livros. Além disso, referiram que a interação direta com o ambiente natural torna a aprendizagem mais interessante e memorável, permitindo-lhes compreender melhor os conceitos teóricos através da observação prática e da exploração direta do terreno.